Travessa de Quintandona, 4560-195 Lagares, Penafiel
+351 936 917 190
geral@vizinhadaviuva.com

A aldeia de Quintandona

DJI00808Quintandona é uma das aldeias mais antigas do concelho de Penafiel, tendo cerca de 1000 anos de existência e de ocupação humana contínua e atualmente tem à volta de 70 habitantes com uma média de idades de 34 anos.
Localizada na freguesia de Lagares e Figueira, no concelho de Penafiel, a aldeia de Quintandona é uma aldeia típica preservada, em que as características arquitectónicas do património que a definem, a combinação do xisto com granito amarelo e ardósia e a paisagem agrícola e florestal que a envolve são de uma beleza e arquitectura singulares.

A preservação e a requalificação dos espaços, deve-se à união de esforços da Câmara Municipal de Penafiel, da Junta de Freguesia de Lagares e dos habitantes de Quintandona que, através de um projecto apresentado pela ADER-SOUSA, no âmbito da sub-acção 7.1 da Medida AGRIS, restituiu à aldeia todo o encanto de outrora.

postal 8Fruto do projecto de requalificação e das dinâmicas culturais desenvolvidas ao longo dos últimos anos, foi construído o Centro Cultural Casa do Xiné. Este espaço está preparado para diferentes tipos de eventos e tem vindo a acolher espectáculos de teatro, concertos de música, gravação de videoclips, convívios, entre outros.

Neste âmbito, surgiu o grupo de teatro, Os comoDEantes, a trupe gaiteira, Gaitas Daninhas e a Festa do Caldo de Quintandona. Esta festa é dedicada à gastronomia local e à cultura tradicional portuguesa, com o intuito de promover a Aldeia de Quintandona, local onde o tempo rompeu a possibilidade de memória, desgastou as pedras em xisto que testemunham silenciosas a todo um passado carregado de contos e que presenciam uma actividade cultural única que envolve habitantes e visitantes.

E, a propósito do que reza a lenda, sobre A Velha e o Jebo, temos o Mijo de Jebo como bebida oficial de Quintandona.